segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esportes mais populares da África do Sul vieram da Grã-Bretanha

Futebol é o mais popular, por ter sido exclusivo dos negros, maioria no país

A África do Sul sediará nos meses de junho e julho a primeira Copa do mundo de Futebol a ser realizada em continente africano. O significado dessa conquista ultrapassa os limites esportivos e alcança status políticos e sociais.
Os esportes mais praticados na África do Sul, como destaca o site da Embaixada sul-africana no Brasil, são o futebol, o críquete e o rugby. “Lá eles praticavam muito futebol, cricket, hockey, tênis, golfe e surf” conta Cintia Zanin que morou em Durban, litoral do país, por dois meses.
Os esportes mais populares da África do Sul vieram de fora, o surf tem origem na Polinésia, o golfe na Escócia, e o críquete, o futebol, o hockey, o tênis e o rugby foram criados ou oficializados na Inglaterra, o que explica sua presença na África do Sul, país em que os ingleses estão entre os colonizadores.
Por causa do Apartheid, regime de segregação racial que durou do pós-Guerra até 1990, a África do Sul sofreu sanções, que a impediram de participar das competições internacionais. A seleção de futebol só voltou a integrar a FIFA em 1992, e só se classificou para a copa de 1998. O esporte é o mais popular no país, em parte, devido ao fato de ter sido exclusivo dos negros durante o período de segregação.
Outros esportes populares, o rúgbi e o críquete, foram exclusivos dos brancos durante o Apartheid. Apesar de hoje, não haver restrições, ainda há certa predominância branca no esporte. Perguntado sobre o perfil e a origem dos jogadores da seleção de Rugby, Andy Colquhoun, Diretor de Comunicação Estratégica da South African Rugby Union, destaca que o jogo é para jogadores de todos os tamanhos e formas. “O tamanho dos jogadores fica entre 1,80m (embora haja menores) e 2,08m, com peso de 80kg a 125kg, jogando em posições em que a exigência de velocidade e tamanho são diferentes.” Colquhoun também conta que a maioria dos jogadores são formados nas escolas, onde o esporte tem uma longa história. “Partidas entre escolas vizinhas podem atrair multidões tão grande quanto 20 mil pessoas.”
Para ver essa matéria editada no site da Livrevisa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails