Futebol é o mais popular, por ter sido exclusivo dos negros, maioria no país
A África do Sul sediará nos meses de junho e julho a primeira Copa do mundo de Futebol a ser realizada em continente africano. O significado dessa conquista ultrapassa os limites esportivos e alcança status políticos e sociais.
Os esportes mais praticados na África do Sul, como destaca o site da Embaixada sul-africana no Brasil, são o futebol, o críquete e o rugby. “Lá eles praticavam muito futebol, cricket, hockey, tênis, golfe e surf” conta Cintia Zanin que morou em Durban, litoral do país, por dois meses.
Os esportes mais populares da África do Sul vieram de fora, o surf tem origem na Polinésia, o golfe na Escócia, e o críquete, o futebol, o hockey, o tênis e o rugby foram criados ou oficializados na Inglaterra, o que explica sua presença na África do Sul, país em que os ingleses estão entre os colonizadores.
Por causa do Apartheid, regime de segregação racial que durou do pós-Guerra até 1990, a África do Sul sofreu sanções, que a impediram de participar das competições internacionais. A seleção de futebol só voltou a integrar a FIFA em 1992, e só se classificou para a copa de 1998. O esporte é o mais popular no país, em parte, devido ao fato de ter sido exclusivo dos negros durante o período de segregação.
Outros esportes populares, o rúgbi e o críquete, foram exclusivos dos brancos durante o Apartheid. Apesar de hoje, não haver restrições, ainda há certa predominância branca no esporte. Perguntado sobre o perfil e a origem dos jogadores da seleção de Rugby, Andy Colquhoun, Diretor de Comunicação Estratégica da South African Rugby Union, destaca que o jogo é para jogadores de todos os tamanhos e formas. “O tamanho dos jogadores fica entre 1,80m (embora haja menores) e 2,08m, com peso de 80kg a 125kg, jogando em posições em que a exigência de velocidade e tamanho são diferentes.” Colquhoun também conta que a maioria dos jogadores são formados nas escolas, onde o esporte tem uma longa história. “Partidas entre escolas vizinhas podem atrair multidões tão grande quanto 20 mil pessoas.”
Para ver essa matéria editada no site da Livrevisa, clique aqui.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Esportes mais populares da África do Sul vieram da Grã-Bretanha
Marcadores:
África do Sul,
Livrevista
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário