domingo, 6 de junho de 2010

Copa do mundo cada vez mais tecnológica

Novidades na transmissão, nos testes anti-dopping e até nos álbuns de figurinha marcam a edição deste ano

Álbum Virtual da copa imita visual do tradicional

Pela primeira vez, em 1958, a Copa do Mundo recebia cobertura televisiva. Nem todos os países puderam assistir a competição, mas isso mudaria com o passar das edições. A copa de 70, no México, foi a primeira a ser transmitida em cores. O desenvolvimento tecnológico parece estar ligado a Copa do Mundo, já que a de 2010 será a primeira ser transmitida em 3D.
Como em 58 e 70, a tecnologia não chegará a casa de todos os telespectadores. Somente aqueles que tiverem uma televisão com esse recurso, ou que conseguirem ingresso em uma das salas de cinema que transmitirá 8 dos 64 jogos da competição. O Brasil é um dos países a contar com a novidade. Essa inovação será permitida pela instalação em cinco estádios da copa de câmeras específicas da Sony, habitual patrocinadora do evento.
Além da transmissão em 3D, a Copa da África apresenta outros recursos tecnológicos. Um deles é o exame anti dopping. A empresa responsável pela tarefa é a Agilent Technologies, que apresentou uma tecnologia diferenciada que melhora os resultados dos exames. O gerente geral da empresa no Brasil, Reinaldo Castanheira, afirmou ao portal G1, que a aparelhagem usada neste ano será 30 vezes mais rápida e cinco vezes mais sensível que a usada na última copa.
Para os torcedores, a FIFA ainda oferece mais uma opção de entretenimento. Além do álbum da copa tradicional, distribuído pela Panini, uma versão virtual pode ser feita pelo site da Federação. A estudante Beatriz Ferreira, 17, não coleciona o álbum tradicional e tem o álbum virtual e vê a vantagem nessa alternativa por ser de graça.
Beatriz acredita que mesmo os torcedores que não costumam colecionar as figurinhas tradicionais serão atraídos pelo álbum virtual. “Pelo fato de ser de graça, sendo acessível a todos, a pessoa pode entrar por curiosidade, pensando ‘ah, não tenho nada a perder mesmo’” Explica. Mesmo enxergando as vantagens, a estudante aponta os problemas desse estilo. “As trocas não são feitas por você e sim pelo sistema, as figurinhas dos estádios, por exemplo, só podem ser conquistadas através de alguns links secretos. Além disso, perde a graça de colar e sair em busca das que faltam.”
Para atrair mais usuários do álbum digital, a FIFA sorteará 100 usuários entre os colecionadores que completarem o álbum até o dia 16 julho para ganhar uma edição do álbum encadernada em capa dura com todas as figurinhas. Mesmo quem faz a versão virtual pode ter como objetivo a versão de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails