segunda-feira, 3 de maio de 2010

Meio-termo entre blog e twitter, Tumblr vê crescer sua popularidade

Miniblog reúne praticidade com recursos audiovisuais

ICQ, MSN, Blogger, Fotolog, Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Formispring… a lista de sites que já foram ou ainda são populares entre os brasileiros que utilizam a internet para se expressar ou para se relacionar é imensa, e o Tumblr é mais a ser acrescentado à lista.
A proposta do site é ser um miniblog em que os usuários compartilham informações, links, imagens, vídeos, entre outros, e ainda podem acompanhar, na página inicial, a postagem dos tumblrs que desejar. Lembrou o twitter? A associação é normal, mas as diferenças, e às vezes vantagens, são apontadas por defensores e usuários. “No Twitter, tudo funciona através de links, já no Tumblr praticamente tudo é feito de forma visual, o que acaba fazendo com que a gente preste mais atenção na atualização das outras pessoas.” Explica Rodrigo Sobral, 21, webdesigner, que usa o tumblr desde dezembro de 2009.
O apelo visual que Rodrigo aponta é garantido pela praticidade para postar elementos audiovisuais em relação ao twitter e aos blogs tradicionais. Assim que é feito o login no site, em destaque no topo da página há as opções de postagem: Text, Photo, Quote, Link, Chat, Audio, Video. Você pode inserir a url dos vídeos, imagens, fotos, e áudios, ou fazer o upload pelo próprio site, o que supera o twitter, que exige um grande número de aplicativos extras para que seu potencial seja aproveitado ao máximo. Além disso, sua postagem acaba sendo mais automática que um blog, o tumblr redimensiona imagens e vídeo de acordo com o layout da página.
Ironicamente, a popularidade do site cresce graças à divulgação dos usuários pelo twitter. “Através do Twitter eu via o pessoal atualizando o tumblr com várias coisas legais, aí resolvi me cadastrar e entender direitinho como ele funcionava.” Rodrigo comenta por que decidiu entrar no tumblr. O recurso é simples, e segue uma tendência já antiga, o que você pública em uma rede social é automaticamente divulgado em outra. A conexão entre os sites também acontece no inverso, as atualizações do twitter podem ser vistas pela página inicial do próprio tumblr, e expandem as opções de reblog do site. O reblog seria como o retweet do Twitter, o usuário posta integralmente o conteúdo post de um usuário, citando a fonte. Customizando seu tumblr, ao habilitar as postagens do twitter na página inicial, elas podem ser reblogadas também na forma de quotes.

Para ver essa matéria editada no site da Livrevisa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails