Um dos fatores responsáveis pelo crescimento da popularidade do Tumblr no Brasil é o uso da ferramenta para o humor. A postagem rápida e o visual atraente são uma combinação perfeita para propiciar os usuário a fazer blogs cômicos. Há um dedicado a analisar comicamente imagens de Jesus Cristo, outro de notícias bizarras, um com fotos de enchentes, um sobre as camisas do apresentador Fausto Silva, um dando exemplos de posts não recomendados no twitter, e o estilo mais repetido é o “Porra, alguma coisa”.
Um dos miniblogs mais acessados nessa área é o ‘Porra, Maurício’, que relê trechos das histórias em quadrinhos do Maurício de Souza com uma interpretação maliciosa. O publicitário e roteirista Pablo Peixoto, 31, de Juiz de Fora explica o surgiemnto do miniblog: “O Fernando Marés de Souza, que também é roteirista veio coma idéia e me mostrou. Logo vi potencial e pedi pra ajudar. Como ele estava bem ocupado na época, passou pra mim a responsabilidade de editar o blog, o que eu venho fazendo desde então.”
Pablo conta que a idéia teve duas influências, a forma do pioneiro “Porra, Felipe!”, criado por Pedro Leite, que tem fotos do cantor Felipe Dylon como alvo das ridicularizações, e um artigo do jornalista Dioclécio Luz, no site do Observatório da Imprensa, em que ele fala sobre a influência negativa da Turma da Mônica. “Temos ainda outras influências notáveis: o site gringo Superdickery.com (que brinca com o Superman); A música de Rogério Skylab e UDR; o fenômeno "Batima Feira da Fruta" além do pessoal dos sites Angry Videogame Nerd, Mundo Canibal e do Jovem Nerd.” Acrescenta Pablo.
A seleção das imagens começou sendo feita pelos próprios editores, mas logo aumentou o número de sugestões de imagens feitas pelos visitantes através de comentários, e-mail e twitter. “Hoje temos mais de 500 posts para entrar só de sugestões.” Conta Pablo. Esse acaba sendo o destino da maior parte dos blogs desse estilo por causa do sucesso e do envolvimento dos leitores.
Pablo comenta que o crescimento da popularidade do “Porra, Maurício” foi muito intenso no começo, por causa da cobertura da imprensa, e que atualmente o crescimento está mais ameno, mas constante. “Já conseguimos manter uma base de leitores fixos, o que é muito importante. Temos uma média 20 mil visitas diárias em dias comuns e picos nos nossos especiais como #xavecoday e #jeremiasday. A média mensal é de cerca de 1 milhão de visitas por mês.”
Uma das curiosidades dos leitores é quanto à visão de Maurício Sousa sobre o miniblog. Pablo explica que nunca teve problema nem com fãs da turma da Mônica, nem com o próprio Maurício. “O pessoal entende a brincadeira e não tivemos nenhum caso grave com leitores enfurecidos.” Ele ainda acrescenta que o próprio Mauricio apoiou o projeto, pedindo somente que fosse colocado um aviso de conteúdo impróprio a crianças no blog. Além disso, em artigo no seu site, Fernando Mares de Souza conta que recebeu apoio não só de Mauricio, como de sua filha, Marina Sousa, e dos roteiristas da Turma da Monica Paulo Back e Emerson Abreu.
Para ver essa matéria editada no site da Livrevisa, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário