quarta-feira, 12 de maio de 2010

Destaques do Costume Institute Gala

O Costume Institute Gala deste ano superou as expectativas, pelo menos quanto ao glamour. O evento realizado no MET e organizado pela revista Vogue para arrecadar fundos para o Costume Institute reúne os maiores nomes da indústria da moda e do cinema e, depois do Oscar, é o evento mais esperado pelos fashionistas.
Algumas pecaram com visual muito apagado, como Diane Kruger que usava um Calvin Klein branco  longo reto e com mangas compridas. Muitas escorregaram no exagero: a atriz Sienna Miller escolheu um Emilio Pucci muito decotado, e a atriz  Maggie Gyllenhaal optou por um Louis Vuitton com camadas volumosas demais para seu tipo físico.
Algumas escolhas ganharam destaque. A cantora Katy Perry usou um vestido  CuteCircuit que com um controle localizado no sutiã era iluminado com leds coloridos. Jennifer Lopez, Anne Hathaway, Marion Cotillard e Renné Zellweger tiveram seus looks em destaque por um motive em comum: o tule.
Jennifer Lopez de Zuhair Murad e Anne Hathaway de Valentino adotaram modelos princesa. Já Marion e Renné apostaram em modelos mais justos ao corpo.
A maquiagem seguiu a tendência olhos marcados e láios apagados. As atrizes Sarah Jessica Parker, Jessica Szohr Tina Fey January Jones, a cantora Jennifer Lopez e a top Gisele Bündchen usaram olhos esfumados e bocas rosadas ou em nude. As principais exceções foram Taylor Swift e Gwen Stefani, que seguiram as próprias referências, que combinam pele acetinada, olhos delineados e boca vibrante.
No baile foram vistos cabelos presos e soltos, elegantes e mais descuidados. Uma tendêncianque foi observada foi a repetição do look com caixos suaves nas pontas. Emma Watson, Claire Danes, e Kirsten Bell e Rachel Bilson foram algumas das que adotaram o penteado.
Alguns dos modelos usados durante o baile estão sendo leiloados para o fundo do Custume Institute.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Facilidade na postagem faz de Tumblr ferramenta para o humor

Fenômeno “Porra” usa imagem para criticar e zombar 

Um dos fatores responsáveis pelo crescimento da popularidade do Tumblr no Brasil é o uso da ferramenta para o humor. A postagem rápida e o visual atraente são uma combinação perfeita para propiciar os usuário a fazer blogs cômicos. Há um dedicado a analisar comicamente imagens de Jesus Cristo, outro de notícias bizarras, um com fotos de enchentes, um sobre as camisas do apresentador Fausto Silva, um dando exemplos de posts não recomendados no twitter, e o estilo mais repetido é o “Porra, alguma coisa”.
Um dos miniblogs mais acessados nessa área é o ‘Porra, Maurício’, que relê trechos das histórias em quadrinhos do Maurício de Souza com uma interpretação maliciosa. O publicitário e roteirista Pablo Peixoto, 31, de Juiz de Fora explica o surgiemnto do miniblog: “O Fernando Marés de Souza, que também é roteirista veio coma  idéia e me mostrou. Logo vi potencial e pedi pra ajudar. Como ele estava bem ocupado na época, passou pra mim a responsabilidade de editar o blog, o que eu venho fazendo desde então.”
Pablo conta que a idéia teve duas influências, a forma do pioneiro “Porra, Felipe!”, criado por Pedro Leite, que tem fotos do cantor Felipe Dylon como alvo das ridicularizações, e um artigo do jornalista Dioclécio Luz, no site do Observatório da Imprensa, em que ele fala sobre a influência negativa da Turma da Mônica. “Temos ainda outras influências notáveis: o site gringo Superdickery.com (que brinca com o Superman); A música de Rogério Skylab e UDR; o fenômeno "Batima Feira da Fruta" além do pessoal dos sites Angry Videogame Nerd, Mundo Canibal e do Jovem Nerd.” Acrescenta Pablo.
A seleção das imagens começou sendo feita pelos próprios editores, mas logo aumentou o número de sugestões de imagens feitas pelos visitantes através de comentários, e-mail e twitter. “Hoje temos mais de 500 posts para entrar só de sugestões.” Conta Pablo. Esse acaba sendo o destino da maior parte dos blogs desse estilo por causa do sucesso e do envolvimento dos leitores.
Pablo comenta que o crescimento da popularidade do “Porra, Maurício” foi muito intenso no começo, por causa da cobertura da imprensa, e que atualmente o crescimento está mais ameno, mas constante. “Já conseguimos manter uma base de leitores fixos, o que é muito importante. Temos uma média 20 mil visitas diárias em dias comuns e picos nos nossos especiais como #xavecoday e #jeremiasday. A média mensal é de cerca de 1 milhão de visitas por mês.”
Uma das curiosidades dos leitores é quanto à visão de Maurício Sousa sobre o miniblog. Pablo explica que nunca teve problema nem com fãs da turma da Mônica, nem com o próprio Maurício. “O pessoal entende a brincadeira e não tivemos nenhum caso grave com leitores enfurecidos.” Ele ainda acrescenta que o próprio Mauricio apoiou o projeto, pedindo somente que fosse colocado um aviso de conteúdo impróprio a crianças no blog. Além disso, em artigo no seu site, Fernando Mares de Souza conta que recebeu apoio não só de Mauricio, como de sua filha, Marina Sousa, e dos roteiristas da Turma da Monica Paulo Back e Emerson Abreu.
Para ver essa matéria editada no site da Livrevisa, clique aqui.

Meio-termo entre blog e twitter, Tumblr vê crescer sua popularidade

Miniblog reúne praticidade com recursos audiovisuais

ICQ, MSN, Blogger, Fotolog, Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Formispring… a lista de sites que já foram ou ainda são populares entre os brasileiros que utilizam a internet para se expressar ou para se relacionar é imensa, e o Tumblr é mais a ser acrescentado à lista.
A proposta do site é ser um miniblog em que os usuários compartilham informações, links, imagens, vídeos, entre outros, e ainda podem acompanhar, na página inicial, a postagem dos tumblrs que desejar. Lembrou o twitter? A associação é normal, mas as diferenças, e às vezes vantagens, são apontadas por defensores e usuários. “No Twitter, tudo funciona através de links, já no Tumblr praticamente tudo é feito de forma visual, o que acaba fazendo com que a gente preste mais atenção na atualização das outras pessoas.” Explica Rodrigo Sobral, 21, webdesigner, que usa o tumblr desde dezembro de 2009.
O apelo visual que Rodrigo aponta é garantido pela praticidade para postar elementos audiovisuais em relação ao twitter e aos blogs tradicionais. Assim que é feito o login no site, em destaque no topo da página há as opções de postagem: Text, Photo, Quote, Link, Chat, Audio, Video. Você pode inserir a url dos vídeos, imagens, fotos, e áudios, ou fazer o upload pelo próprio site, o que supera o twitter, que exige um grande número de aplicativos extras para que seu potencial seja aproveitado ao máximo. Além disso, sua postagem acaba sendo mais automática que um blog, o tumblr redimensiona imagens e vídeo de acordo com o layout da página.
Ironicamente, a popularidade do site cresce graças à divulgação dos usuários pelo twitter. “Através do Twitter eu via o pessoal atualizando o tumblr com várias coisas legais, aí resolvi me cadastrar e entender direitinho como ele funcionava.” Rodrigo comenta por que decidiu entrar no tumblr. O recurso é simples, e segue uma tendência já antiga, o que você pública em uma rede social é automaticamente divulgado em outra. A conexão entre os sites também acontece no inverso, as atualizações do twitter podem ser vistas pela página inicial do próprio tumblr, e expandem as opções de reblog do site. O reblog seria como o retweet do Twitter, o usuário posta integralmente o conteúdo post de um usuário, citando a fonte. Customizando seu tumblr, ao habilitar as postagens do twitter na página inicial, elas podem ser reblogadas também na forma de quotes.

Para ver essa matéria editada no site da Livrevisa, clique aqui.
Related Posts with Thumbnails