A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2007, revela que 12% dos considerados leitores – que leram ao menos um livro nos últimos 3 meses – utilizam a biblioteca (pública, do trabalho, ou da escola/universidade) para leitura, ela é uma das fontes de livros de 34% dos leitores, e um em cada quatro estudantes não freqüentam bibliotecas públicas.
As bibliotecas são um dos alvos do governo para promover a leitura instalando bibliotecas nos 361 municípios que ainda não possuem uma. O objetivo é que esse número seja zerado até o fim do ano. Cada uma das cidades deve oferece um lugar para que seja instalada a biblioteca e recebe 2 mil títulos selecionados por profissionais, estantes, computador, mesas para leitura, DVD, TV, entre outros itens.
Barry Willis
Ler para as crianças incentiva o hábito
Nos planos do governo não está só a instalação de bibliotecas nas cidades que não possuem, mas também, a modernização de bibliotecas existentes. O ambiente da biblioteca é uma arma importante para incentivar a leitura, como explica a Prof. Helen de Castro Silva, coordenadora do curso de Biblioteconomia da UNESP por 3 anos, “A biblioteca deve ser um lugar agradável, convidativo, e que dê prazer em estar ali. Seu acervo deve ser bem cuidado, conservado e atualizado.”
Acervo de Nathalia Nascimento
A estudante Nathalia Nascimento tem sua mini-bilioteca dentro do quarto
A professora também destaca que o acervo precisa atender às expectativas do usuário, oferecendo livros de temas variados, incluindo obras de ficção e de curiosidades. Além disso, bibliotecas que abrangem o público infantil como público-alvo devem ter profissionais dinâmicos, que promovam atividades que chamem as crianças para a biblioteca, além de possuírem CDs e fantoches para atrair a atenção.
“Pais leitores acabam influenciando os filhos também.” Declarou Maith Martins de Oliveira, bibliotecária supervisora da Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação da UNESP de Bauru (STRAUD). Para ela, há várias formas de incentivar a criança a ler. “a família deve manter a criança em contato com os livros desde cedo.” Quanto ao formato da biblioteca, Maith explica que por ser uma biblioteca universitária, o foco está nos livros voltados a esse público. “Estamos com um projeto de formação de mediadores de leitura. Além disso, estamos procurando revitalizar aos poucos o acervo na área de literatura.”
O Prof. João Batista Neto Chamadoira, doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP, acredita que a biblioteca pode ser um ponto de encontro de crianças e jovens. “As bibliotecas podem ser o lugar de convergência do jovem. Se houvesse por parte da prefeitura, governo estadual, mais estímulos, como concursos de literatura, concursos que estimulem as crianças e jovens a lerem, a biblioteca poderia estar ocupando um espaço muito importante na vida social.” Quanto às ações do governo para estimular a leitura, Chamadoira observa que há incentivo, mas que é necessário maior dinamismo. O professor também cita o problema notado por Gilberto Dimenstein: “É absurdo as bibliotecas fechadas no domingo.”
O Prof. João Batista Neto Chamadoira, doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP, acredita que a biblioteca pode ser um ponto de encontro de crianças e jovens. “As bibliotecas podem ser o lugar de convergência do jovem. Se houvesse por parte da prefeitura, governo estadual, mais estímulos, como concursos de literatura, concursos que estimulem as crianças e jovens a lerem, a biblioteca poderia estar ocupando um espaço muito importante na vida social.” Quanto às ações do governo para estimular a leitura, Chamadoira observa que há incentivo, mas que é necessário maior dinamismo. O professor também cita o problema notado por Gilberto Dimenstein: “É absurdo as bibliotecas fechadas no domingo.”
Leia essa matéria, editada, no site da Livrevista
Nenhum comentário:
Postar um comentário