sábado, 15 de agosto de 2009

Blog e feira reúnem colecionadores

Os amantes da versão antiga do mp3 se reúnem na Feira Livre de Vinil

No filme “Se eu fosse você 2”, Helena (Glória Pires), numa discussão com o marido Cláudio (Tony Ramos) vai até a estante e pega o LP “White Álbum” dos Beatles. Diante do mais sutil perigo para o disco, Cláudio assume posição defensiva em relação ao refém, que é quebrado e pisoteado por Helena. O amor por seus discos é o que os colecionadores de discos tem em comum.

O colecionador Ricardo Seelig comenta que há colecionadores de todas as idades e gostos musicais “temos perfis parecidos, somos compulsivos, extremamente cuidadosos com nossos discos, sentimos vontade de pesquisar em lojas, e não emprestamos nossos itens.” Ricardo não chega a possuir 30 discos vinil da coleção que ultrapassou mil e quinhentos vinis e começou com Thriller, de Michael Jackson, que está presente em sua coleção de cerca de 1200 CDs e é escutado regularmente.

Apesar de considerar os CDs mais práticos e com qualidade de áudio superior aos LPs que eram produzidos no Brasil, ele vê vantagens no bolachão, “considero os LPs muito mais charmosos” afirma e também sente falta de seus antigos LPs “de vez em quando sinto uma saudade de ter de volta aqueles vinis clássicos”. Além de seus CDs e LPs, uma estante que toma uma parede inteira de seu apartamento também abriga cerca de 200 DVDs e revistas relacionadas à música.

O amor à música e aos discos é evidente no blog Collector’s Room que nasceu em outubro de 2008, a partir de uma idéia surgida na comunidade no Orkut, que foi criada por causa da contribuição que Ricardo faz ao site Whiplash, em que realizou 55 entrevistas a colecionadores de discos. As postagens do blog, feitas não só por Ricardo, mas também por jornalistas e colecionadores, tratam de músicas, bandas consagradas ou menos conhecidas, discos específicos, e é claro, apresentam coleções de discos. “Hoje já somos mais de vinte pessoas produzindo material para a Collector´s Room, o que me deixa extremamente satisfeito.”

Acervo César Guisser

O colecionador César Guisser exibe a sua coleção na Feira Livre de Vinil

Outra forma de reunião de colecionadores é a Feira Livre do Vinil de Santo André, região metropolitana de São Paulo. A primeira edição da feira aconteceu em junho de 2004 e procurava juntar aficionados em vinil num evento em que pudessem vender, comprar e trocar vinis, além de conversar sobre o assunto com outros apaixonados. A Feira é uma das poucas especializadas em vinil a atingir a regularidade mensal. Além de vinis, podem ser expostos fitas VHS seladas, fitas k7 originais, equipamentos, livros e revistas relacionadas ao vinil. CDs e DVDs não podem ser vendidos.

Arquivo César Guisser

A Feira reúne diversas pessoas interessadas em idolatrar os "bolachões"

Um dos organizadores da Feira, César Guisser, afirma que os freqüentadores tem um perfil variado “O público é variado homens e mulheres de 15 a 85 anos. Lojistas, colecionadores, juntadores.” Pedro Provazzi, que tamém organiza o evento, explica: “Todos podem vender, comprar ou trocar, porém temos a base de 30 expositores que vendem mais que compram.” Através do blog da Feira é possível acompanhar a data e o local das próximas edições.

Clique aqui para conferir essa matéria, editada, no site da Livrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails