No meio do caminho, você vai querer desistir, mas tudo acaba bem.
Se você suspeita (mesmo que levemente) que precisa fazer uma limpeza geral em suas roupas, eu incentivo e dou umas dicas.
Eu não sei que motivos levaram você a essa atitude. Talvez tenha aumentado ou diminmuido seu número. Ou mudou totalmente de estilo, ou da última vez que fez uma limpa no guarda-roupa eram as Spice Girls que ditavam moda.
De qualquer forma, você tem que pensar em algumas categorias para separar as roupas de acordo com seu destino:
LIXO:
Aquelas que estão em estado deplorável, que nem mesmo seu pior inimigo merecia usá-las.
DOAÇÃO:
Roupas que não usa há mais de um ano e não deve usar antes que se tornem totalmente inadequadas.
Obs.: Nunca ocorreu comigo, mas se comprou um sobretudo para sua viagem a Paris e não voltou lá no último inverno, ele não se enquadra nessa categoria.
LAVAGEM:
Muitas roupas, especialmente as de inverno (como seu sobretudo de Paris), ficam com o famigerado “cheiro de guardado”. Essa é uma boa oportunidade para deixar tudo cheiroso.
CONSERTO:
Alguma peça está com um botão faltando? Algum zíper quebrou? Algo precisa ser ajustado, cortado, encurtado, modificado? Mexa-se e tome uma atitude.
E enfim...
DE VOLTA AO GUARDA-ROUPA:
Aqui sim fica o que tem real perspectia de ser utilizado. Agora, já pode separar essa categoria como quiser, por estação, freqüência de uso, local de uso, cor, ordem alfabética...
Lembre-se!
- Você precisa se livrar daquela calça 3 números menor que você usou há três anos.
Se você gosta de como suas calças vestem agora, por mais que você gostasse desses antigos jeans, ele já fizeram a parte deles na sua vida. Se você pretende voltar a usar esse número, você merece calças novas depois de tanto esforço, não é mesmo?
Ignore essa dica caso tem precisado de 10 meses para pagar essas calças.
- Você amava essa blusinha, adorava como você ficava nela, todos costumavam te elogiar. Agora que está olhando para ela, depois de 4 verões você tem certeza que vai voltar a utilizá-la, certo? Errado.
Essa blusa amada com certeza traz algum problema. Tem uma mancha nas costas, não veste mais tão bem, está desbotada, está em você em todas as fotos daquele verão glorioso, quando seus amigos achavam que você não tinha levado outra roupa para usar. Você não precisa dela nem para guardar de recordação porque essa é função daquelas 147 fotos que você tirou.
- Você não é capaz de usar todas as suas 58 calcinhas se não é capaz de encontrar uma que combine quando precisa.
Isso vale para tudo, especialmente as peças pequenas, como roupas íntimas, meias e biquínis. Não adianta milhões de peças se você sempre precisa pegar a que tiver por cima.
- Para peças pouco usadas, lembre-se da regra dos três encontros.
Você tem três biquínis, mas, todo verão, você ignora aquele florido, passe um fim de semana, ou passe um mês na praia. Ele não serve para você, querida. Passaram três oportunidades, três idas à praia (ou três verões, dependendo da freqüência que vê o mar) e nada de você usá-lo, passe pra frente. Sua irmã estava de olho desde que você saiu da loja. Não vai adiantar insistir.
- Sabe aquela roupa que você amou, comprou, usou duas vezes e deixou de servir? Guarde.
Se você pretender usar aquele número de novo, é claro. Coloque numa gaveta pouco usada algumas peças que valem a pena sofrerem quietas no armário antes de voltarem a ativa. Além de elas servirem de meta para a perda de pesa, você não desperdiça o investimento financeiro e emocional.
Fotos: Gettyimages
Relacionados:
Fotos: Gettyimages
Relacionados: