sábado, 5 de dezembro de 2009

O que você está acessando?

Pesquisa aponta que, no Brasil, twitter é mais acessado que Orkut, mas este eganha em número de usuários
Quantas vezes você atualiza seu twitter, postando mensagens ou para checar os updates de seus followings? Quantas vezes você abre uma nova página do Orkut, verificando novos recados, ou acessando comunidades e páginas de amigos?
Se você tiver o perfil dos mais de 1200 internautas entrevistados para o estudo da E.Life em parceria com a Inpress Porter Novelli a sua resposta dever bem maior para a primeira pergunta. A pesquisa apontou que a freqüência que os usuários acessam o twitter é duas vezes maior que a do Orkut. O estudo mostrou, que a média freqüência de acesso ao twitter é de sete dias por semana, enquanto, ao Orkut, fica entre 2 e 4 vezes semanais. Mas, entre os internautas pesquisados, 90% tinham Orkut, mas só 80% tinham twitter.
O significado desses resultados se relaciona com dois aspectos: a função das duas redes é diferente e a popularização do Twitter é recente. O twitter exige atualização em tempo real, e, já por isso, exige maior freqüência de acesso. Enquanto o Orkut, usado como rede de amigos, tem duas funções básicas, a troca de mensagens entre amigos e a troca de informações nas comunidades, de forma geral, nenhuma dessas duas é gravemente prejudicada com um acesso irregular.
O fato do Twitter ser um site de popularização recente no Brasil explica tanto os acessos como o número de usuários. O site ainda conserva um ar de novidade e exclusividade que mantém os usuários ativos, mas como ainda não alcançou o nível de popularidade do Orkut, não conseguiu alcançá-lo em número de usuários.
Outro fato relevante na explicação do estudo é a mudança do comportamento da sociedade, que passou a necessitar de informação mais rápida e de comunicação mais concisa. As duas necessidades são supridas pelo site, que limita em 140 caracteres a mensagem que você vai passar e a que vai receber.

Related Posts with Thumbnails